Santuário do Pai das Misericórdias, que está sendo construído na Canção Nova Foto Divulgação
Calendário de encontros começa em março; santuário
previsto para ficar pronto no final do ano vai abrigar 5.200 pessoas
Xandu AlvesSão José dos Campos
As comunidades católicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba terão em 2014 um ano cheio de novidades, com inaugurações, eventos e projetos.
Na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, serão reunidos católicos e evangélicos para um encontro e debate ecumênicos.
Trata-se do 'Encristus', evento que está marcado entre os dias 14 e 16 de março de 2014, na Canção Nova.
A programação detalhada só será definida em janeiro, mas já se sabe que participarão bispos, padres e leigos católicos e pastores e crentes evangélicos.
Um dos nomes confirmados é o do bispo dom Francisco Biasin, presidente da Comissão de Ecumenismo da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
"O Encristus favorece o encontro de evangélicos e católicos que desejam buscar a santidade e a unidade fraternalmente, movidos pela efusão do Espírito Santo que experimentam em suas comunidades", disse dom Biasin. "Este encontro tem um sentido espiritual, discipular, bíblico e apostólico", completou.
Ecumenismo.
A iniciativa ecumênica começou em 2008, com a realização, em Lavrinhas, de um encontro entre católicos, evangélicos e pentecostais. Do evento surgiu um grupo de animadores e uma equipe de serviço com presença católica e evangélica.
De acordo com dom Biasin, os encontros são importantes em razão da "necessidade de abrir caminhos para o diálogo com os pentecostais e intensificar mais as iniciativas de diálogo com as religiões".
Santuário.
Ainda na Canção Nova, está prevista para 5 de dezembro a inauguração do Santuário do Pai das Misericórdias, templo que comportará 5.200 pessoas sentadas e que custou cerca de R$ 10 milhões.
Parte do dinheiro foi coletado por meio de doações de fieis, em espécie e em ouro.
Erigido santuário por dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena, em 21 de dezembro de 2011, o templo está em fase de acabamento.
"O santuário surgiu em continuidade à missão proposta pelo nosso fundador, o monsenhor Jonas Abib", disse Rafael Cobianchi, superintendente do Departamento de Eventos da Canção Nova.
Segundo ele, o templo tem o formato de uma mão, representando o "cuidado de Deus em nossa vida".
Depois de finalizada a obra, uma relíquia do beato João Paulo 2° --uma gota do seu sangue-- permanecerá exposta no santuário, que recebe missas desde o início do ano.
Em Guará, o Santuário de Frei Galvão deve ganhar obras de paisagismo e de construção de um horto, que embelezará a imagem do santo instalada no local em outubro.
Santuário do Pai das Misericórdias, que está sendo construído na Canção Nova
Foto: Divulgação
SAIBA MAIS
Ecumenismo
Entre 14 e 16 de março de 2014, a comunidade católica Canção Nova, em Cachoeira Paulista, realiza um encontro para católicos e evangélicos
Santuário
Em 5 de dezembro de 2014, a Canção Nova vai inaugurar o Santuário do Pai das Misericórdias, templo que começou a ser construído em 2008 e está em fase de acabamento
Sínodo da família
Dom Raymundo Damasceno Assis participa, em outubro de 2014, do Sínodo da Família, em Roma, com o papa