A reiteração da obrigatoriedade de todos os carros nacionais terem airbags frontais e freios com ABS como itens de série em 2014 foi a causa mortis. As honras ao longevo modelo serão prestadas por uma série especial, a Grazie Mille, que já está nas lojas por R$ 31.200.
O Mille "normal" parte de R$ 22.540. O valor pedido pela Grazie Mille (algo como "muito obrigado" em italiano) supera os preços do Novo Uno e está mais próximo do que custa um Palio Attractive 1.0 (R$ 31.600).
São apenas 2.000 unidades, todas elas numeradas (há uma placa no painel). A fabricação do modelo tem de terminar até 31 de dezembro de 2013, mas a venda, se houver estoque, pode ir até março do ano que vem. Segundo a Fiat, a Grazie Mille "oferece maior requinte, conforto, conteúdos inéditos e nova cor verde saquarema", exclusiva da série.
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Fiat Grazie Mille: série especial e final tem 2.000 unidades numeradas
SAIBA MAIS
O Mille poderia ter sido enterrado já em 2010, quando a Fiat lançou o Novo Uno, com nova plataforma e ambições maiores que a de ser um popular "peladaço". No entanto, segurou o modelo em linha, e só vai matá-lo agora, a contragosto, porque instalar airbags frontais e ABS nos freios seria caro demais em termos de adaptação do projeto -- provavelmente puxando o preço para cima dos R$ 30 mil, mas sem mimos como ar e direção.
O substituto do Mille deve ser uma versão do Palio Fire (já há quem a chame de Palio Fire Mille). Boa maneira de a Fiat manter ao menos um "velhinho" em linha, já que a plataforma do modelo é a mesma da geração de 1996.
UM PIONEIRO
Com desenho simples e versátil assinado pelo estúdio ItalDesign de Giorgetto Giugiaro, o Uno surgiu na Europa em 1983 e, um ano depois, enterrou no Brasil o 147, principal modelo da Fiat desde sua instalação em Betim (MG).
Ao longo dos anos, o carrinho apresentou infinitas novidades. Teve motores 1.3, 1.5 e 1.6, até estrear em 1990 o pioneiro e icônico 1.0; foi quando ganhou o sobrenome Mille -- que virou nome próprio ao surgir o Novo Uno. O carrinho também foi o pioneiro dos turbos originais de fábrica (acoplado a propulsor 1,4 litro).
Carros derivados do antigo Uno, como o sedã Prêmio e a perua Elba, chegaram e partiram, assim como modelos com propostas bem mais ambiciosas -- Tipo, Tempra, Marea/Brava e Stilo surgiram depois do Uno e acabaram antes do Mille. No entanto, o mesmo projeto robusto e simples, que pouco mudou em três décadas, foi sua condenação.
Que, na verdade, já acontecera em termos do consumidor comum: são raros os Mille relativamente novos dirigidos por particulares; frotistas são os clientes restantes para o compacto.
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